terça-feira, 13 de julho de 2010

16º Seminário Debates Fundap – Políticas Públicas em Foco

10 de Agosto de 2010, terça-feira das 14h às 17:30h
Auditório da Fundap. Rua Alves Guimarães, 429 5º andar. Pinheiros. SP

Reforma Política

A reforma política é um tema em aberto na vida política brasileira.Presente, simultaneamente, na agenda dos Poderes Legislativo,Executivo e Judiciário, na academia e na mídia, o debate acompanha o processo de construção e aperfeiçoamento das instituições, para que a vontade popular efetivamente determine as decisões políticas.Nessa discussão, a Ciência Política tem contribuído com estudos sobre as regras atuais e suas consequências para a democracia brasileira e com análises de modelos de democracias históricas e modernas. Na imprensa, a reforma política frequentemente aparece como panacéia para as distorções políticas, mas também com importantes contribuições para o debate a partir de diferentes campos ideológicos.
No âmbito da sociedade civil organizada, a reforma política está inserida em um contexto mais amplo, que necessariamente diz respeito a mudanças no sistema político, na cultura política e no próprio Estado.


PROGRAMA


Abertura



1. Reforma política: histórico e estágio atual no Congresso Nacional

Márcio Nuno Rabat
Membro da Consultoria Legislativa, órgão institucional de assessoramento da Câmara dos Deputados. Área de Ciência Política.
Márcio Nuno Rabat




2. Sistemas políticos: modelos internacionais comparados
Marcelo Barroso Lacombe
Membro da Consultoria Legislativa, órgão institucional de assessoramento da Câmara dos Deputados. Sociólogo e Mestre em Ciência Política (UNB). Doutor e PHD - Departamento de Política da Universidade NY.



3. Avaliação e proposições no campo político

José Genoíno Deputado Federal pelo PT. Membro do Diretório Nacional do PT, 1986-2005; Membro da Comissão Executiva Nacional do PT, 1995-2001; Presidente, Diretório Nacional do PT, 2003-2005; Líder do PT, 1991 e 24/2/1999-1/2/2000; Vice-Líder do PT/PDT/PCdoB, 1997-1998; Vice-Líder do PT, 2000-2001, 2008; Líder Substituto do PT, 13/7/2009-17/7/2009; Líder Substituto do PT, 05/05/2010-06/05/2010.



4. Avaliação e proposições no campo político
Roberto Freire Presidente nacional do Partido Popular Socialista (PPS) e atualmente primeiro suplente de senador pelo estado de Pernambuco. Mandatos: Deputado Federal - PE durante quatro legislaturas (1979 a 1994). Senador – PE de 1995 a 2003.



Moderador e Debatedor:
Marco Aurélio Nogueira Doutor em Ciência Política pela USP com Pós-doutorado na Universidade de Roma, Itália. É livre-docente pela UNESP onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e no Programa de Relações Internacionais na Cátedra San Tiago Dantas - Unesp Puc/SP/ Unicamp. É colunista do jornal O Estado de S Paulo.
Marco Aurélio Nogueira






3 comentários:

  1. Com faço para participar desse Seminário? Elisabete

    ResponderExcluir
  2. Palestra muito intererssante, gostaria de saber a respeito de pos garduação em Ciências Politicas.
    Att.André Forlin

    ResponderExcluir
  3. Sangue bom, Eu quero assistir

    Publica para o povão Brasileiro conhecer!

    Abraços!

    ResponderExcluir

A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".