quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Ciclo de Seminários - 13° Evento

Tema: A Política Fiscal e o sistema tributário brasileiro
Dia: 27 de outubro terça-feira, das 14h:15min às 17h:30min

Local: Anfiteatro da Fundap – Rua Alves Guimarães, 429 5º andar
Cerqueira César, São Paulo


A maior parte das decisões governamentais quanto à estrutura de suas receitas e à composição de seus gastos está, de alguma forma, correlacionada com os fins da política econômica em curso. A política fiscal envolve a definição e a aplicação da carga tributária sobre empresas e pessoas físicas, e a definição dos gastos do Governo com base nos tributos arrecadados.
O modelo federativo vigente desde a Constituição de 1988 delineia uma repartição de competências normativas, executivas e tributárias sob a égide de autonomias organizativas, administrativas e financeiras, o que acentua a importância da dimensão política para as decisões requeridas para a pactuação federativa.

Abertura:


Expositores:

1. Fabrício Augusto de Oliveira
Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde foi professor livre-docente até 1998. Foi também professor adjunto da PUC-MG, da UFMG, professor-visitante da UFES. Atualmente, leciona na Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, em Belo Horizonte.
Tema da Exposição: A política fiscal, em suas várias dimensões, no pensamento econômico e ante a crise atual.



2. José Roberto Rodrigues Afonso
Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ. Doutorando do curso de Desenvolvimento Econômico da UNICAMP. Atua na área de Economia, com ênfase em Finanças Públicas Internas. É economista do BNDES, desde agosto de 1984.
Tema da Exposição: Política Fiscal, Investimento Público e Impactos da Política Financeira



3. Geraldo Biasoto Junior.
Economista, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Diretor Executivo da Fundap.
Tema da Exposição: Proposta de Novos Indicadores de Política Fiscal.



Debatedor:
Geraldo Biasoto Junior
Economista. Diretor Executivo da Fundap.


Mesa de Debates:

0 Comentário(s) - Dê sua opinião:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".