sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ciclo de Seminários - 15° Evento



Tema:Juventude Juventudes: presente e devir

Dia: 31 de março quarta-feira, das 14h:15min às 17h:15min

Local: Anfiteatro da Fundap – Rua Alves Guimarães, 429
5º andar - Cerqueira César, São Paulo


Para discutir, analisar e compreender a complexidade das questões sobre o tema “juventude” com gestores, analistas e planejadores de políticas públicas torna-se necessário partir da seguinte constatação: “prevalece na cena social brasileira muito mais as imagens midiáticas sobre os jovens, idealizadas ou negativas, do que uma percepção mais próxima das inúmeras realidades que constituem a juventude como categoria sociológica geracional e das operações subjetivas e sociais vividas pelo jovem como sujeito singular”.
São muitos os fatores que afetam e mobilizam os jovens na atualidade. São eles determinados por situações socioeconômicas e culturais específicas assim como pela miríade de acontecimentos locais e globais que emula processos identificatórios e preconceitos que repercutem sobre a multidão juvenil, os grupos e a vida de cada um.
Por outro lado não há como fazer aproximações tecnocientíficas ou estratégicas sobre “políticas diferenciadas” sem considerar a magnitude da expressão demográfica composta por indivíduos de 15 a 29 anos que de acordo com dados da PNAD/IBGE 2007 (revisões 2008) somavam 50,2 milhões de jovens perfazendo 26,4% da população total de brasileiros.

Abertura:



Programa


1. Uma população para além da demografia: diversidade de situações e de oportunidades

Juliana Leitão e Mello – doutoranda do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ tem mestrado em Estudos Populacionais pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas. É pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Desenvolve trabalhos e publicações sobre o tema Juventude com análises sobre as dimensões da escola, do trabalho e da família.
Juliana Leitão




2. Juventude como questão e o jovem como sujeito de políticas públicas
Carla Coelho de Andrade – mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (UnB); mestre em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes em Sciences Sociales. Pesquisadora do IPEA no Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional na Diretoria de Estudos e Políticas Sociais. Tem trabalhos desenvolvidos nas áreas de políticas públicas e gestão governamental, com ênfase em avaliação de políticas públicas, atuando principalmente nos temas juventude.
Carla Coelho de Andrade




3. O jovem na cena social: a relação identificação, ato e inserção no grupo social
Miriam Debieux Rosa - Professora-doutora de psicologia na USP na Graduação e na Pós-Graduação. Coordena o Laboratório "Psicanálise e Sociedade" e o Projeto Migração e Cultura. Professora da PUC/SP na Graduação e na Pós-graduação de Psicologia Social compõe a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisa "Violências: sujeito e política". Psicanalista, atua principalmente nos temas: sociedade, política, ética, criança, adolescência, laço social, família, migração, imigração, exclusão.
Miriam Debieux Rosa




4. Debates

Debatedor: Luiz Palma – área de políticas sociais - Fundap

Mesa de Debates:





Um comentário:

  1. Renata do Nascimento Vieira Munhoz1 de abril de 2010 às 07:59

    Bom dia,
    Ontem participei do ciclo de seminários sobre JUVENTUDES. Foi excelente! Ajudou-me muito a pensar em minha pesquisa de mestrado intitulada "A pertença estendida do adulto na família de origem".
    Gostaria de saber como é possível ter a cópia da gravação.
    Aguardo retorno,
    Renata N. V. Munhoz

    ResponderExcluir

A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".