Este número do Estudos Fundap trata de um tema tão velho, mas que se arrasta até o presente: a Desvinculação da Receita da União (DRU). O objetivo é situar sua importância para as finanças públicas nos diversos momentos e avaliar a pertinência da abordagem do atual governo, que insiste em sua prorrogação.
O esforço aqui empreendido é o de compreender o significado da DRU para as contas públicas desde sua criação, ainda na primeira metade dos anos noventa como Fundo Social de Emergência (FSE), e suas sucessivas transformações.
Como se verá, as condições fiscais são, hoje, enormemente distintas das vividas 18 anos atrás e invertem toda a lógica de funcionamento da DRU. De fato, sua eficácia é altamente questionável. De um ponto de vista técnico, todo o envolvimento governamental em sua prorrogação parece desproporcional aos ganhos esperados em termos de flexibilização das contas públicas.
Leia a Segunda edição do Estudos Fundap
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Estudos Fundap 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 Comentário(s) - Dê sua opinião:
Postar um comentário
A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".