segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Boletim de Economia nº 26

O Boletim de Economia é uma publicação mensal do Grupo de Economia da Fundap, composto, nesta edição, por duas seções (Conjuntura Econômica em Foco e Anexo Estatístico).
A seção de conjuntura traça cenários econômicos para o Brasil em 2014. As projeções para a economia brasileira nos últimos anos foram frustradas e rebaixadas sistematicamente, do início para o final de cada período. Não foi diferente no caso das estimativas feitas pelo Grupo de Economia da Fundap: o cenário básico não se confirmou em 2013 e os resultados efetivos se aproximaram do cenário adverso. Vale ressaltar que algo parecido também ocorreu na economia mundial. As projeções do FMI para o desempenho das economias avançadas e para o comércio mundial apresentaram a mesma tendência de rebaixamento a cada trimestre.
Este Boletim procura responder a seguinte questão: O que está por trás dessa recorrente frustração em relação à perspectiva de crescimento da economia mundial e, em particular, da economia brasileira?
No cenário básico, a expansão do PIB só conseguirá superar os 2,2% projetados se o contexto político favorecer a retomada de confiança dos agentes privados, via, por exemplo, o dinamismo do investimento em infraestrutura, apesar da alta da Selic, o que é pouco provável em um ano eleitoral.
A probabilidade de ocorrer o cenário adverso é menor, mas não pode ser descartada. O principal gatilho para que as condições econômicas piorem para o Brasil seria o aprofundamento abrupto da redução do estímulo monetário nos EUA (tapering), no caso de a economia americana acelerar mais fortemente a sua trajetória de recuperação. No cenário adverso, o PIB no Brasil se expandiria abaixo de 2%, na faixa de 1,5%, com menor contribuição do investimento ao crescimento da demanda interna.




0 Comentário(s) - Dê sua opinião:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".