quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O mercado de crédito em 2008: o segmento de pessoa jurídica

Esta nota pretende examinar as características do mercado de crédito nos primeiros cinco meses de 2008, com ênfase no segmento de crédito a pessoas jurídicas O ciclo de crédito que se iniciou no início de 2003 não perdeu fôlego nos primeiros cinco meses de 2008. Pelo contrário, o volume total de empréstimos e financiamentos ofertado pelo sistema financeiro acelerou seu ritmo de expansão neste período, quando cresceu a uma taxa média mensal de 30,1%, frente à taxa média mensal de 26% em 2007. Este ciclo, que constitui o mais prolongado da história recente da economia brasileira, apresentou novas tendências em 2008, quais sejam: uma dinamização do crédito às pessoas jurídicas e uma menor heterogeneidade no desempenho dos segmentos de recursos livres e direcionados.
A melhor performance do crédito direcionado ancorou-se, sobretudo, no crédito às empresas, impulsionado pela demanda de recursos do setor privado para ampliação da capacidade produtiva. No segmento de recursos livres, os primeiros cinco meses de 2005 também se caracterizaram pelo maior dinamismo das operações com pessoas jurídicas, que passaram a crescer a taxas superiores às registradas no segmento de pessoas físicas, invertendo a tendência registrada até o final de 2007. A despeito do número expressivo de modalidades de empréstimo com recursos livres às pessoas jurídicas, as operações concentram-se em poucas linhas de crédito, com destaque para o capital de giro. Em maio, o estoque desta modalidade era mais de 70% superior ao registrado no mesmo mês de 2007, com uma participação de 39% no total e uma contribuição de 60% ao crescimento do crédito com recursos livres às pessoas jurídicas. O maior crescimento econômico, num contexto de excesso de demanda pelos recursos do BNDES e condições desfavoráveis no mercado financeiro internacional e no mercado de capitais doméstico, tem estimulado a procura pelas linhas de capital de giro, seja para a viabilização da produção corrente, seja para a concretização de investimentos leves e de menor prazo de duração.


0 Comentário(s) - Dê sua opinião:

Postar um comentário

A moderação de comentários foi ativada. Antes de publicado, os comentários são encaminhados aos Moderadores o Portal. Digita a mensagem que deseja enviar no espaço abaixo e no ítem "Escolher uma Identidade" selecione a opção "Nome/URL" e informe pelo menos o seu nome. Para enviar seu comentário clique em "Publicar o Comentário".