Ciclo de Seminários - 11° Evento
Tema: UNIVERSIDADE: a educação diante dos desafios do ensino a distância
27 de agosto de 2009 – quinta-feira das 14h: 15 min. às 17h:30 min.
Local: Auditório da Fundap
Rua Alves Guimarães, 429 – 5º andar
Pinheiros, São Paulo
Palestrantes:
Edgard de Assis Carvalho. Professor titular de Antropologia da PUC/SP. Representante da Cátedra Itinerante da UNESCO Edgar Morin.
A Universidade em questão
Debatedora:
Mônica Teixeira – jornalista. Fundação Padre Anchieta. Univesp-TV.
A qualidade do ensino e da pesquisa acadêmica é tema presente nas discussões sobre a expansão do ensino superior no Brasil, sobretudo pelo avanço do modelo privado e certo estancamento na oferta de vagas nas universidades públicas. Longe de alcançar um consenso e ainda que as iniciativas e os cuidados com a qualidade e mesmo os avanços em algumas áreas sejam notórios, a lógica quantitativa não cessa sua pressão.
No momento, há o desafio de incorporar às políticas púbicas as novas tecnologias capazes de ampliar significativamente a oferta de formação superior com qualidade.
Experiências internacionais e brasileiras já demonstraram que esse pode ser um caminho e tanto o governo do Estado de São Paulo quanto o Governo Federal tem atuado nesse sentido. No entanto, os ganhos significativos de escala podem representar um fator de equidade ou um passo na direção da massificação desordenada.
Estas e outras questões deverão compor a 11ª sessão do Debates Fundap.
Debates:
Como estudante de Pedagogia a distância pela UAB-UFSCAR quero registrar minha opinião que os cursos a distância poderá oferecer com qualidade e desenvolvimento curso superior para muitos brasileiros que hoje não vislumbram essa formação em uma universidade pública.
ResponderExcluirGostaria de ver debatida a questão avaliação de desempenho/prática em cursos sob a rubrica EAD. Do meu ponto de vista, esta questão é crítica e deve estar no cerne do planejamento de qualquer curso de EAD. Por que? Porque embora o 'padrão tecnológico' tenha avançado não há, ainda, o mesmo nível - pelo menos não em todas - na aplicação prática de todas as capacidades/competências exigidas no atual nível de desenlvimento do conhecimento. Daí a necessidade de avaliação prática, ao termo de avaliação desses cursos. Giselda Barroso Sauveur
ResponderExcluirA história humana nos prova que há fenômenos que são irreversíveis, nascem e rapidamente passam a fazer parte do cotidiano social. Neste sentido, é impossível imaginar a contemporaneidade, ignorando os avanços tecnológicos. Eles estão presentes em todas as áreas. Por que, então, não utilizá-los de forma ampla e adequada como instrumento também de reparo aos problemas estruturas da educação brasileira?
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